As conquistas dos últimos dois anos: coordenação nova, projeto novo, espaço físico, aumento de trabalho e uma vida consolidando em Curitiba
Já tem um tempo que não passo por aqui, né? Tanta coisa mudou nesses dois anos... Já tinha ChatGPT, mas o uso não estava desenfreado do jeito que está agora, eu não estava na corrida contra o tempo que me encontro e muito menos costumava trabalhar tanto em finais de semana (ou feriados, como hoje).
Coordenação do PPGCA
Em junho de 2023 eu assumi a coordenação do PPGCA, nosso mestrado profissional em Computação Aplicada. Passei o restante daquele ano aprendendo os processos, organizando informações e observando muito do trabalho que era desenvolvido pelos colegas.
Em 2024 passei a atuar nas mudanças que observei serem necessárias. Muitas dessas mudanças eu embasei nos documentos da Capes e da UTFPR, mas algumas eu fui no feeling e na minha experiência em outras situações. Os resultados começaram a aparecer naquele mesmo ano, com a procura pelo PPGCA subindo consideravelmente.
Em 2025, logo no início, eu quase surtei com a entrega do relatório de fechamento da quadrienal do programa. Nesse relatório, tive que contar TUDO o que ocorreu no PPGCA desde 2021 até o fim de 2024. É um trabalho muito delicado e que não se resolve de uma hora para outra. Foram 3 meses de trabalho diário para vencer, mas deu tudo certo. Em janeiro de 2026 teremos o resultado.
Depois desse relatório, tenho me esforçado para solidificar as mudanças e torná-las culturalmente parte das atividades do programa. Muita gente já relata que o PPGCA tem outra cara e que as coisas estão fluindo melhor. Estamos na torcida para que a Capes veja nossas mudanças com bons olhos e entenda que essa é apenas a base para uma mudança maior que está em curso.
Criação do Projeto de Extensão VESPAS
No início de 2024, eu tentei criar um grupo de segurança, mas não deu muito certo porque nao tínhamos clareza do que fazer. Com o passar do tempo, naquele mesmo ano, um aluno meu, o Augusto, me procurou pois tinha muita vontade de criar um grupo de cibersegurança na UTFPR. O objetivo principal dele era de participar de competições do tipo Capture the Flag (CTF).
Em outubro de 2024, eu e a minha colega Juliana decidimos abraçar a ideia e formalizamos o grupo como VESPAS: Vanguarda de Estudos em Segurança, Privacidade e Ameaças em Sistemas. Um mundo de possibilidade passou a se abrir a partir disso e da empolgação dos meninos que compuseram a primeira equipe. Os processos e métodos foram se aperfeiçoando, o grupo foi entendendo seu papel e se fortalecendo. Saiu a primeira temporada de oficinas internas de aprendizado.
Em 2025, o VESPAS apoiou eventos, promoveu sua primeira live, criou um poscast e abriu o primeiro processo seletivo. Passou de 11 para 30 integrantes! Mas não parou por aí: passou a ser notado por empresas, conquistou patrocinadores, participou do Hack in CWB, se classificou bem em diversas competições de CTF e participou do SBSeg 2025 em Foz do Iguaçu, obtendo um excelente desempenho no CyberGame. Nesse mesmo evento, um aluno meu de mestrado (e que ajudou o VESPAS a se consolidar), o Thiago, conquistou o prêmio de Melhor Artigo Curto da Trilha de Sistemas!
Eu consegui um espaço físico na UTFPR!
Recentemente, conquistei um espaço físico novo na UTFPR. Esse espaço está se transformando em um laboratório de pesquisa e extensão, o LabCITI (Laboratório de Computação Interdisciplinar e Tecnologias para Inovação). Ele vai abrigar projetos de pesquisa e inovação, e será casa dos projetos VESPAS e Cafezíneos (sim, ele ainda existe e está passando por uma transformação).
Saving the best for last
Já deu pra ver que muita coisa está acontecendo em termos profissionais, mas a minha vida pessoal teve a mudança mais aguardada da última década: o João passou num concurso da UFPR e trabalha em Curitiba desde agosto de 2024. As nossas vidas foram transformadas nesse último ano. Tudo pôde voltar ao normal, com novidade, claro, mas muito mais próximo do normal.Os próximos passos incluem a compra do nosso apartamento e as nossas consolidações profissionalmente. Um dia eu volto pra contar tudo. :)

Comentários
Postar um comentário