Pular para o conteúdo principal

Cinco razões por que você deve dar uma chance a Doctor Who

Doctor Who é um dos seriados mais duradouros: está no ar desde 1963! Esse fato já pode ser considerado uma das razões para assistí-lo, mas eu vou listar 5 razões mais relevantes por que você deveria dar uma chance ao seriado.


Antes de mais nada, um esclarecimento: este seriado não tem nada a ver com médicos e hospitais. Vamos à lista!

Razão 1: a incrível versatilidade do seriado

Para quem não sabe, o seriado lida basicamente com viagens no tempo e no espaçoVRRÁÁÁ! — e apenas por esse motivo já dá para entender o quão versátil ele consegue ser. É possível explorar o passado, o futuro e o presente não apenas no nosso mundo, mas em qualquer lugar imaginável (seja ele real ou fictício). E ao longo das temporadas já exibidas, os diversos autores fizeram isso muito bem!

Você deve estar se perguntando: como eles viajam no tempo? Com a TARDIS — Time And Relative Dimension in Space ou, em português, Tempo e Dimensão Relativa no Espaço —, uma "máquina do tempo" disfarçada de cabine de polícia típica do Reino Unido nos anos 60. Por isso essa cabine azul é tão importante para o seriado.

Acredite, tudo isso faz sentido dentro do universo de Doctor Who :)

Razão 2: há sempre uma moral da história

Por brincar com o tempo, as possibilidades de ensinar/relatar história de modo crítico e fazer prospecções do futuro são infinitas. Porém, a principal característica do Doutor é a sua preocupação em solucionar situações adversas sem uso de violência sempre que possível, priorizando o uso da razão. É aqui que o seriado deixa claro seus valores e dá o bom exemplo.

Razão 3: é um seriado completo

Doctor Who é um seriado de ficção científica com pitadas de drama, comédia, suspense e aventura. É um seriado completo que, devido às razões já mencionadas, pode mudar completamente de um episódio para outro devido às inúmeras possibilidades que a sinopse oferece. Por esse motivo, autores diferentes são convidados a escrever episódios avulsos e acrescentar diferentes pontos de vista sobre fatos históricos ou futurísticos.

Além disso, a variedade de monstros introduzidos ao longo desses 54 anos de seriado é muito vasta! Desde os mais toscos aos mais elaborados e assustadores, esses monstros são aliens dos mais diversos lugares que, por um motivo ou por outro, cruzam o caminho do nosso protagonista. Importante ressaltar que eles não são necessariamente malvados. Tenha isso sempre em mente. :)

Razão 4: cultura e sotaque britânicos

É natural que muitos episódios se passem no Reino Unido, já que o show é britânico; e também é muito normal que o chá tenha aparições frequentes (algumas vezes até inusitadas). Uma importante razão para assistir o seriado é a cultura e o lindo sotaque britânicos que dominam o seriado. Música para os ouvidos de muita gente!

Razão 5: o protagonista pode mudar completamente de aparência, personalidade… e gênero!

Talvez você esteja se perguntando: como é possível manter atores no ar por tantos anos? A resposta é: trocando-os de tempos em tempos. O Doutor é de uma raça conhecida como Timelords (ou Senhores do Tempo). Quando um Timelord é "mortalmente" ferido, ele não morre, mas sim regenera. Ou seja, eventualmente, o ator que interpreta o Doutor pode mudar, dando aparência e personalidade completamente novas ao personagem, porém mantendo suas memórias intactas. Dessa forma, o programa ganha ainda mais versatilidade e se mantém no ar mesmo com a mudança do seu ator principal.

Mais recentemente, descobriu-se que o Doutor pode não apenas mudar as características mencionadas, mas também o gênero. O ano de 2017 ficará para sempre marcado como o ano em que a primeira mulher foi anunciada como protagonista do seriado, tendo sua primeira aparição no especial de Natal a ser exibido em 25 de dezembro de 2017. Esse episódio especial não será apenas exibido na televisão, mas também nos cinemas de todo o mundo.

A inserção de uma líder feminina em um seriado onde as 12 encarnações anteriores foram interpretadas por homens dividiu opiniões, mas veio para reafirmar tudo o que o seriado sempre defendeu: igualdade, tolerância e respeito. A atriz Jodie Whittaker assume o comando da TARDIS a partir deste especial de Natal e esse é o nosso maior motivo para querer acompanhar um dos seriados mais duradouros e ricos da história da televisão no mundo.

Te convenci a experimentar Doctor Who? Por favor, deixe o seu comentário abaixo.

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Onde devo publicar o meu artigo? Saiba como escolher um periódico a partir do fator de impacto

Para quem trabalha com pesquisa acadêmica ou em empresas que têm cuidados e incentivos à inovação com pesquisa, a escolha por periódicos ou revistas de qualidade para publicação de suas descobertas e resultados é fundamental. Porém, essa escolha nem sempre é trivial e deve ser feita de maneira a maximizar o potencial de impacto de uma publicação . No Brasil, a CAPES mantém uma lista chamada Qualis Periódicos , atualizada a cada três anos, onde as revistas são classificadas de acordo com alguns critérios, indicando o seu impacto a partir do maior índice até o menor. Entretanto, essa classificação só tem importância no Brasil e é altamente afetada pelo Fator de Impacto que uma revista possui, índice numérico de importância internacional. Quanto maior o Fator de Impacto de um periódico, maior é sua reputação. Trata-se de um cálculo que considera, em geral, a divisão do número total de citações pelo número total de artigos publicados em uma determinada faixa de tempo. Co...

Ferramentas e plataformas de ensino virtual para educadores e estudantes | Dicas #COVID19

Seguindo a série de posts com dicas para quem está de quarentena devido ao novo coronavírus, a dica de hoje, na verdade, é um apanhado de sugestões de ferramentas e plataforma para você explorar no seu home office. As sugestões são voltadas a profissionais da área de ensino e a estudantes que buscam formas de substituir os encontros presenciais por reuniões virtuais. Ferramentas da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) oferece uma série de ferramentas importantes para uso em instituições de ensino conveniadas. Todas as universidade federais estão inclusas neste convênio e podem utilizar as ferramentas de maneira gratuita. Conheça os principais serviços: Conferência Web RNP File Sender RNP Video RNP Videoaula RNP Vários serviços RNP para colaboração à distância Portal de Periódicos da CAPES Para acessar artigos científicos, utilize as suas credenciais de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Ensinei o passo a passo em um post exclusivo sobre o...

Você sabe o que é Computação em Névoa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a "nuvem". Segundo a Wikipédia, a computação em nuvem  é "a disponibilidade, sob demanda, de recursos computacionais, especialmente armazenamento e processamento de dados, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador." Este é um termo bastante conhecido e que já faz parte do nosso dia a dia, provendo serviços e aplicações de vasto uso, como, por exemplo, o Google Drive, o Trello ou dando suporte a aplicativos de celular como Uber e iFood. Agora, pergunto: você já ouviu falar em computação em névoa ? É isso mesmo que você leu: névoa (ou neblina) . Trata-se de um novo paradigma na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, inventado em 2012, que tem ganhado espaço para o suporte a aplicações muito importantes, como a Internet das Coisas. Venha saber um pouco mais sobre a tal Computação em Névoa assistindo ao Estudo de Caso que liberei como material integrante do Curso Aberto de Redes: Ei! Você, educador ou educado...