Pular para o conteúdo principal

Ferramentas e plataformas de ensino virtual para educadores e estudantes | Dicas #COVID19

Seguindo a série de posts com dicas para quem está de quarentena devido ao novo coronavírus, a dica de hoje, na verdade, é um apanhado de sugestões de ferramentas e plataforma para você explorar no seu home office. As sugestões são voltadas a profissionais da área de ensino e a estudantes que buscam formas de substituir os encontros presenciais por reuniões virtuais.

Ferramentas da Rede Nacional de Pesquisa (RNP)

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) oferece uma série de ferramentas importantes para uso em instituições de ensino conveniadas. Todas as universidade federais estão inclusas neste convênio e podem utilizar as ferramentas de maneira gratuita. Conheça os principais serviços:
  1. Conferência Web RNP
  2. File Sender RNP
  3. Video RNP
  4. Videoaula RNP
  5. Vários serviços RNP para colaboração à distância

Portal de Periódicos da CAPES

Para acessar artigos científicos, utilize as suas credenciais de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Ensinei o passo a passo em um post exclusivo sobre o assunto.

E, se você estiver procurando uma ferramenta para organizar seus artigos e compartilhar com outros pesquisadores, veja meu post sobre a ferramenta Mendeley.

Ferramentas gratuitas e pagas para videoconferência

Várias ferramentas liberaram o acesso gratuito neste período de isolamento social e/ou aumentaram seus limites para que mais pessoas possam usufruir de seus recursos sem preocupação. Os principais nomes do momento para reuniões virtuais são:

  1. Discord (plataforma popular entre gamers)
  2. GSuite (suíte de ferramentas do Google para empresas e instituições de ensino)
  3. Google Hangouts (chat do Google, antigo Google Talk)
  4. Google Hangouts Meet (disponível apenas para GSuite - saiba como gravar aqui)
  5. Google Jamboard (quadro virtual do Google)
  6. Microsoft Teams
  7. Zoom

Softwares gratuitos para gravação de vídeo-aulas

Existem várias opções de softwares para gravação de vídeo-aulas, mas a maioria deles são pagos. Eu te dou duas opções valiosas de softwares para gravação de aulas, mas recomendo principalmente o OBS Studio:
  1. Loom
  2. OBS Studio (aprenda a usá-lo em poucos passos)

Gestão e disponibilização de conteúdo

A disponibilização de conteúdos organizados é muito importantes em aulas virtuais. Algumas opções se destacam fortemente, sendo elas:
  1. Google Sala de Aula
  2. Moodle (extremamente popular)
  3. Youtube (permite, inclusive, fazer streaming ao vivo de aulas)

Dicas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) criou um grupo de trabalho para auxiliar nas tarefas durante o isolamento. Confira o trabalho deles clicando aqui.

Ansiedade ou depressão?

É muito comum sofrer com ansiedade ou depressão durante o isolamento. A atitude mais correta é procurar um profissional da área da Psicologia que possa te ajudar. Além disso, você pode tentar algumas técnicas de yoga, praticar exercícios, manter uma alimentação saudável e experimentar alguma técnica de meditação. Indico o aplicativo Headspace para isso:
  1. Página especial gratuita no app de meditação Headspace

Outras ideias e fontes de informações

  1. Saiba como assinar documentos à distância
  2. Página especial do Google sobre ferramentas para em casa
  3. Produtividade no home office
  4. Cursos da plataforma Udemy
  5. Livros da Amazon
  6. Artigo do Google sobre aprendizado à distância (em inglês)

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Participe do WebMedia for Everyone, um fórum sobre diversidade e inclusão no maior evento brasileiro de sistemas multimídia e web

Em 2022, o WebMedia está lançando a iniciativa WebMedia for Everyone (W4E), um fórum para discussões relacionadas a como a comunidade do WebMedia poderia contribuir para incentivar a diversidade e a inclusão em diversas perspectivas, incluindo pesquisas e projetos de extensão. A proposta é fomentar discussões e encaminhamentos para criar e potencializar iniciativas que sejam agentes de transformação social. O W4E conta com o apoio do CGI.br / NIC.br. O painel terá a presença de Vagner Diniz (NIC.br / Instituto Camila e Luiz Taliberti / Mover-se na Web), Nathally Souza (Tech Lead Itaú / PretaLab), Camila Bellato (Zup Innovation), Reinaldo Ferraz (NIC.br ) e Erica Marques (Sprint XP e Google Brasil Curitiba), com mediação de Debora Saade (UFF) e Roberto Pereira (UFPR). O acesso ao W4E será gratuito , ou seja, não está vinculado à inscrição no WebMedia 2022. Estou auxiliando na organização do evento e considero a oportunidade imperdível para toda a comunidade da UTFPR e da região. ✓Qua...

Como acessar artigos científicos gratuitamente sem estar na rede da sua instituição de ensino?

" Artigo científico é o trabalho acadêmico ou científico que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico ou inferência conforme a hermenêutica das humanidades, cujo conhecimento produzido é aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos." (Fonte: Wikipédia ) O acesso a artigos científicos publicados por importantes revistas e editoras tem, quase sempre, algum custo associado. Recentemente, tem se tornado comum a publicação de artigos no modo Open Access (acesso aberto), o qual não requer que seus leitores façam qualquer tipo de pagamento ou cadastro, mas que só é publicado mediante o pagamento de altas taxas , recurso que nem todo pesquisador tem ao seu alcance. Alunos co...

Chromecast é um pequeno dispositivo que torna a sua TV verdadeiramente Smart - #DicadeTecnologia

Seja a sua TV uma SmarTV ou não, você provavelmente precisa de um Chromecast ! E se você é daqueles que costuma conectar o computador à TV usando cabos, então esta dica vai mudar a sua vida para sempre . Vem comigo! Mas afinal, o que é um Chromecast? Se trata de um dispositivo um pouco maior que um pendrive que você conecta à entrada HDMI da televisão e ele "magicamente" permite que computadores, celulares e tablets enviem conteúdo diretamente à TV. Maravilha, né? Quem criou esse dispositivo foi o Google. Um Chromecast custa atualmente um pouco mais de R$ 150,00 no Brasil . Como assim não preciso mais de cabo? O Chromecast funciona completamente sem fio . Aplicativos como Netflix, Youtube, Spotify e alguns jogos oferecem suporte ao Chromecast. Tendo um dispositivo Chromecast ligado à sua TV vai habilitar um ícone especial na interface desses aplicativos, permitindo que você envie facilmente conteúdos multimídia para a TV. O seu celular e tablet se tornam uma ...