Pular para o conteúdo principal

Chromecast é um pequeno dispositivo que torna a sua TV verdadeiramente Smart - #DicadeTecnologia

Seja a sua TV uma SmarTV ou não, você provavelmente precisa de um Chromecast! E se você é daqueles que costuma conectar o computador à TV usando cabos, então esta dica vai mudar a sua vida para sempre. Vem comigo!

Mas afinal, o que é um Chromecast?

Se trata de um dispositivo um pouco maior que um pendrive que você conecta à entrada HDMI da televisão e ele "magicamente" permite que computadores, celulares e tablets enviem conteúdo diretamente à TV. Maravilha, né?

Quem criou esse dispositivo foi o Google. Um Chromecast custa atualmente um pouco mais de R$ 150,00 no Brasil.

Como assim não preciso mais de cabo?

O Chromecast funciona completamente sem fio. Aplicativos como Netflix, Youtube, Spotify e alguns jogos oferecem suporte ao Chromecast. Tendo um dispositivo Chromecast ligado à sua TV vai habilitar um ícone especial na interface desses aplicativos, permitindo que você envie facilmente conteúdos multimídia para a TV.

O seu celular e tablet se tornam uma espécie de controle remoto de conteúdo. E o melhor é que você pode continuar usando o celular normalmente enquanto controla o que é enviado para a TV.

Novos aplicativos têm adicionado suporte ao Chromecast com o passar do tempo. Alguns exemplos são o NET Now, o GloboPlay e o GloboSAT Play.

Eu só vejo seriados baixados. Chromecast não vai servir pra mim!

Opa, vai servir mais para você do que para qualquer outra pessoa. Existem alguns aplicativos que resolvem o problema, mas a minha recomendação é o Videostream. O aplicativo é instalado no computador onde estão os vídeos baixados e também no celular que controlará o que será enviado à TV (por comodidade).

O Videostream do celular é capaz de ver tudo o que o computador dispõe (e que você permitiu que fosse visto, claro), dando play no conteúdo que você selecionar diretamente na TV. Você pode deixar o computador em outro cômodo da casa e usar o celular para selecionar o que pretende ver. Perfeito, não?

Mas eu já tenho SmarTV!

Eu também! E considero o sistema das SmarTVs que testei bastante inflexível. Geralmente a quantidade de aplicativos é limitada ou as atualizações demoram para chegar. Por esses motivos, decidi apelar para o Chromecast e estou muito satisfeito. :)

Eu tenho iPhone. Prefiro usar a Apple TV.

Concorrência é muito importante e você tem o seu direito de escolha, mas lembre-se que a Apple TV não vai permitir que os seus amiguinhos com celulares Android se conectem à TV quando estiverem na sua casa. Ok, até existe um jeito, mas são tantas manobras para fazer isso, que a praticidade vai toda por água abaixo. E sem falar que você vai pagar mais que o dobro só porque tem a maçãzinha.

O Chromecast funciona com dispostivos Apple e Android. Alguns serviços, como o do Youtube, por exemplo, permitem mais de uma pessoa conectada ao mesmo tempo adicionando vídeos à playlist. Não é ótimo? Let the party begin!

Eu só tenho computador. Já era o Chromecast pra mim, né?

Negativo! Para enviar conteúdo do computador para o Chromecast, basta ter o Google Chrome instalado, não importa o sistema operacional que você use (Windows, Linux, etc.).

Conclusão

O Chromecast é uma das tecnologias que eu mais curto atualmente. Ele democratiza o controle de conteúdo enviado à TV, permite novas formas de se interagir entre amigos e família, flexibiliza a atualização da sua SmarTV e elimina a necessidade de cabos.
  • Explore mais sobre o produto clicando aqui.
  • Você encontra Chromecast a preços acessíveis no Mercado Livre. Dê uma olhada.
  • Veja também o Chromecast Áudio, versão exclusiva para equipamentos de sons.
  • Procura um Chromecast para TVs Full HD 4K? Veja o Chromecast Ultra, disponível apenas nos Estados Unidos.

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Participe do WebMedia for Everyone, um fórum sobre diversidade e inclusão no maior evento brasileiro de sistemas multimídia e web

Em 2022, o WebMedia está lançando a iniciativa WebMedia for Everyone (W4E), um fórum para discussões relacionadas a como a comunidade do WebMedia poderia contribuir para incentivar a diversidade e a inclusão em diversas perspectivas, incluindo pesquisas e projetos de extensão. A proposta é fomentar discussões e encaminhamentos para criar e potencializar iniciativas que sejam agentes de transformação social. O W4E conta com o apoio do CGI.br / NIC.br. O painel terá a presença de Vagner Diniz (NIC.br / Instituto Camila e Luiz Taliberti / Mover-se na Web), Nathally Souza (Tech Lead Itaú / PretaLab), Camila Bellato (Zup Innovation), Reinaldo Ferraz (NIC.br ) e Erica Marques (Sprint XP e Google Brasil Curitiba), com mediação de Debora Saade (UFF) e Roberto Pereira (UFPR). O acesso ao W4E será gratuito , ou seja, não está vinculado à inscrição no WebMedia 2022. Estou auxiliando na organização do evento e considero a oportunidade imperdível para toda a comunidade da UTFPR e da região. ✓Qua...

Como acessar artigos científicos gratuitamente sem estar na rede da sua instituição de ensino?

" Artigo científico é o trabalho acadêmico ou científico que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico ou inferência conforme a hermenêutica das humanidades, cujo conhecimento produzido é aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos." (Fonte: Wikipédia ) O acesso a artigos científicos publicados por importantes revistas e editoras tem, quase sempre, algum custo associado. Recentemente, tem se tornado comum a publicação de artigos no modo Open Access (acesso aberto), o qual não requer que seus leitores façam qualquer tipo de pagamento ou cadastro, mas que só é publicado mediante o pagamento de altas taxas , recurso que nem todo pesquisador tem ao seu alcance. Alunos co...