Pular para o conteúdo principal

Chromecast é um pequeno dispositivo que torna a sua TV verdadeiramente Smart - #DicadeTecnologia

Seja a sua TV uma SmarTV ou não, você provavelmente precisa de um Chromecast! E se você é daqueles que costuma conectar o computador à TV usando cabos, então esta dica vai mudar a sua vida para sempre. Vem comigo!

Mas afinal, o que é um Chromecast?

Se trata de um dispositivo um pouco maior que um pendrive que você conecta à entrada HDMI da televisão e ele "magicamente" permite que computadores, celulares e tablets enviem conteúdo diretamente à TV. Maravilha, né?

Quem criou esse dispositivo foi o Google. Um Chromecast custa atualmente um pouco mais de R$ 150,00 no Brasil.

Como assim não preciso mais de cabo?

O Chromecast funciona completamente sem fio. Aplicativos como Netflix, Youtube, Spotify e alguns jogos oferecem suporte ao Chromecast. Tendo um dispositivo Chromecast ligado à sua TV vai habilitar um ícone especial na interface desses aplicativos, permitindo que você envie facilmente conteúdos multimídia para a TV.

O seu celular e tablet se tornam uma espécie de controle remoto de conteúdo. E o melhor é que você pode continuar usando o celular normalmente enquanto controla o que é enviado para a TV.

Novos aplicativos têm adicionado suporte ao Chromecast com o passar do tempo. Alguns exemplos são o NET Now, o GloboPlay e o GloboSAT Play.

Eu só vejo seriados baixados. Chromecast não vai servir pra mim!

Opa, vai servir mais para você do que para qualquer outra pessoa. Existem alguns aplicativos que resolvem o problema, mas a minha recomendação é o Videostream. O aplicativo é instalado no computador onde estão os vídeos baixados e também no celular que controlará o que será enviado à TV (por comodidade).

O Videostream do celular é capaz de ver tudo o que o computador dispõe (e que você permitiu que fosse visto, claro), dando play no conteúdo que você selecionar diretamente na TV. Você pode deixar o computador em outro cômodo da casa e usar o celular para selecionar o que pretende ver. Perfeito, não?

Mas eu já tenho SmarTV!

Eu também! E considero o sistema das SmarTVs que testei bastante inflexível. Geralmente a quantidade de aplicativos é limitada ou as atualizações demoram para chegar. Por esses motivos, decidi apelar para o Chromecast e estou muito satisfeito. :)

Eu tenho iPhone. Prefiro usar a Apple TV.

Concorrência é muito importante e você tem o seu direito de escolha, mas lembre-se que a Apple TV não vai permitir que os seus amiguinhos com celulares Android se conectem à TV quando estiverem na sua casa. Ok, até existe um jeito, mas são tantas manobras para fazer isso, que a praticidade vai toda por água abaixo. E sem falar que você vai pagar mais que o dobro só porque tem a maçãzinha.

O Chromecast funciona com dispostivos Apple e Android. Alguns serviços, como o do Youtube, por exemplo, permitem mais de uma pessoa conectada ao mesmo tempo adicionando vídeos à playlist. Não é ótimo? Let the party begin!

Eu só tenho computador. Já era o Chromecast pra mim, né?

Negativo! Para enviar conteúdo do computador para o Chromecast, basta ter o Google Chrome instalado, não importa o sistema operacional que você use (Windows, Linux, etc.).

Conclusão

O Chromecast é uma das tecnologias que eu mais curto atualmente. Ele democratiza o controle de conteúdo enviado à TV, permite novas formas de se interagir entre amigos e família, flexibiliza a atualização da sua SmarTV e elimina a necessidade de cabos.
  • Explore mais sobre o produto clicando aqui.
  • Você encontra Chromecast a preços acessíveis no Mercado Livre. Dê uma olhada.
  • Veja também o Chromecast Áudio, versão exclusiva para equipamentos de sons.
  • Procura um Chromecast para TVs Full HD 4K? Veja o Chromecast Ultra, disponível apenas nos Estados Unidos.

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Onde devo publicar o meu artigo? Saiba como escolher um periódico a partir do fator de impacto

Para quem trabalha com pesquisa acadêmica ou em empresas que têm cuidados e incentivos à inovação com pesquisa, a escolha por periódicos ou revistas de qualidade para publicação de suas descobertas e resultados é fundamental. Porém, essa escolha nem sempre é trivial e deve ser feita de maneira a maximizar o potencial de impacto de uma publicação . No Brasil, a CAPES mantém uma lista chamada Qualis Periódicos , atualizada a cada três anos, onde as revistas são classificadas de acordo com alguns critérios, indicando o seu impacto a partir do maior índice até o menor. Entretanto, essa classificação só tem importância no Brasil e é altamente afetada pelo Fator de Impacto que uma revista possui, índice numérico de importância internacional. Quanto maior o Fator de Impacto de um periódico, maior é sua reputação. Trata-se de um cálculo que considera, em geral, a divisão do número total de citações pelo número total de artigos publicados em uma determinada faixa de tempo. Co...

Como adicionar a sua assinatura digitalizada a documentos PDF sem imprimí-los | Dicas #COVID19

Em tempos de home office, alguns documentos que tradicionalmente precisam de assinatura à mão precisam ser revistos. Eu sou um apoiador de alternativas mais sustentáveis, mas, em alguns casos, a única saída é imprimir o documento, assinar, escanear e enviar por e-mail.  IMPORTANTE!  Antes de mais nada, este post não ensina como fazer assinaturas digitais ou eletrônicas em documentos PDF. Os passos aqui apresentados apenas ensinam a inserir uma assinatura digitalizada (escaneada) em um documento, a qual não tem valor jurídico. Para saber mais sobre as diferenças entre esses tipos de assinatura, acesse este link . Os leitores de PDF mais modernos permitem que você faça o preenchimento e assine documentos sem a necessidade de imprimí-los. O procedimento abaixo foi feito no Adobe Reader (versão gratuita), mas certamente você encontra a função de assinatura em outros softwares. Abra o documento que você precisar preencher e/ou assinar; Na barra lateral direita, clique...

Ferramentas e plataformas de ensino virtual para educadores e estudantes | Dicas #COVID19

Seguindo a série de posts com dicas para quem está de quarentena devido ao novo coronavírus, a dica de hoje, na verdade, é um apanhado de sugestões de ferramentas e plataforma para você explorar no seu home office. As sugestões são voltadas a profissionais da área de ensino e a estudantes que buscam formas de substituir os encontros presenciais por reuniões virtuais. Ferramentas da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) oferece uma série de ferramentas importantes para uso em instituições de ensino conveniadas. Todas as universidade federais estão inclusas neste convênio e podem utilizar as ferramentas de maneira gratuita. Conheça os principais serviços: Conferência Web RNP File Sender RNP Video RNP Videoaula RNP Vários serviços RNP para colaboração à distância Portal de Periódicos da CAPES Para acessar artigos científicos, utilize as suas credenciais de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Ensinei o passo a passo em um post exclusivo sobre o...