Como o Google Local Guides já está mudando a sua vida e como você pode contribuir para melhorar ainda mais
Fui um dos usuários ativos do pioneiro Foursquare e sempre adorei a ideia de avaliar lugares, deixar dicas dos prós e contras, poder ver as avaliações de outras pessoas e aproveitar esses nossos poderes sociais de hoje em dia. Porém, vi o serviço morrer aos poucos, principalmente com a chegada do Facebook e com a estranha decisão de dividir o Foursquare em dois aplicativos em uma época em que os celulares mal tinham espaço para os aplicativos originais de fábrica.
Há muitos anos sem notória atividade, o Foursquare foi sendo substituído por alguns concorrentes. Provavelmente o Facebook é hoje a maior ferramenta para avaliações de lugares (porque o Facebook dominou quase tudo), mas ainda não o considero a melhor e acho que nunca vou considerar. Temos também o famoso TripAdvisor, que tem o meu respeito, mas que precisa tomar mais cuidado com a forma como aceita reviews de seus usuários. Aliás, todas essas ferramentas precisam pensar em maneiras de evitar fraudes nas avaliações publicadas, mas isso é tema para outro post.
Além do Foursquare, Facebook e TripAdvisor, temos ainda o Google Maps. E eu arrisco dizer que o Google Maps é o único cujo qual 99,99% das pessoas já usaram para ter uma nota ou uma opinião sobre lugares, mesmo que sem querer. Sabe por quê? Porque ele está integrado aos resultados de pesquisa do Google e porque todo smartphone já vem com Google Maps prontinho para usar.
É por esses motivos que eu decidi fazer parte do programa do Google de opiniões sobre lugares, o Google Local Guides. Não ganho nada por isso e nem por fazer propaganda deles aqui, apenas sou entusiasta e decidi compartilhar com vocês. Se você gosta de fazer revisões sobre lugares que costuma visitar, trata-se de uma ferramenta simples e prática de usar que não demanda muito tempo, usa informações de localização e pega fotos do seu Google Photos para facilitar o upload. Mas se você é daquele usuário que não tem paciência para fazer avaliações e prefere mesmo apenas consumir o conteúdo disponibilizado pela plataforma, você não precisa fazer nada além de abrir o seu Google Maps e explorar lugares próximos ou de interesse. Está tudo lá, pronto pra você. :)
Pra saber mais sobre o Local Guides, clique aqui. Essa é a página oficial com todas as informações da plataforma.
Para conhecer as minhas contribuições, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário