Há cinco anos eu participo da organização de um workshop de comunicação em sistemas embarcados críticos, tendo entrado para o time na 2ª edição do evento. O Workshop on Communications in Critical Embedded Systems (WoCCES) começou bem tímido em 2013, quando participei como autor de um artigo, e seguiu crescendo ano após ano. Há alguns dias foi realizada a 6ª edição e é sobre ela que eu quero falar hoje.
Quando assumi como professor na UTFPR prometi a mim mesmo que passaria a me envolver mais com a organização do workshop. Tomei a liberdade de sugerir aos meus colegas de organização que tentássemos mover o WoCCES para um novo patamar, transformando-o em um evento internacional para atingir um público maior. Por sorte, descobri que um simpósio da IEEE estava recebendo propostas de workshops e a realização do evento seria no Brasil em 2018, o que nos pareceu perfeito para realizar a mudança de uma maneira menos radical. Submetemos a proposta em janeiro de 2018 e ela foi aceita em poucos dias.
Todas as cinco primeiras edições do WoCCES foram realizadas dentro do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), o principal evento da área no Brasil. Somos muito gratos pela acolhida de 2013 a 2017 nas cidades de Brasília, Florianópolis, Vitória, Salvador e Belém. Em 2018, nossa tentativa de torná-lo internacional deu certo graças ao IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC 2018) e foi assim que o WoCCES 2018 começou a ser colocado em prática.
Como eu havia me comprometido a dar mais atenção ao workshop, segui meu entusiasmo e preparei o website, os folders de divulgação, participei ativamente das etapas de submissão, revisão e aceite final dos artigos. Cada vez eu me sentia mais animado para o evento, planejando a agenda do dia do workshop e a viagem para Natal e, coincidentemente, esta foi a primeira vez que conduzi o workshop “sozinho”, já que os demais organizadores não puderam participar. Além da ajuda deles, tive o apoio imprescindível de uma grande amiga e colega de trabalho, a Naty, que me ajudou a manter o nível do workshop lá em cima, além de autores e palestrantes convidados.
A experiência não poderia ter sido melhor! O número de pessoas que passaram pelo workshop foi possivelmente o maior de todas as edições e a nossa satisfação também. Primeiro pelo fato de termos conseguido transformá-lo em internacional; segundo por tê-lo incluído em um simpósio da IEEE; terceiro porque, sob a ótica pessoal, pude realizar o que prometi; e quarto porque o workshop recebeu vários elogios.
Agradeço aos meus colegas de organização pela confiança e a todos os envolvidos nas palestras e apresentações, principalmente aos professores Everton e Márjory, que elevaram ainda mais a qualidade do workshop com palestras muito legais. Que venham as próximas edições do WoCCES e que ele cresça mais e mais!
Para ver os artigos e as apresentações do #WoCCES2018, visite o site oficial. Para ver as fotos do evento, acesse o álbum do Facebook. E não deixe de curtir a página oficial.
Comentários
Postar um comentário