Pular para o conteúdo principal

Meu site profissional ficou melhor

Desde que comecei a trabalhar na UTFPR Curitiba venho planejando a criação de um site onde eu possa, de modo acessível e claro, centralizar informações sobre os projetos que desenvolvo na universidade e fora dela. Apesar de existirem as páginas pessoais disponibilizadas pela instituição, elas não atendem à minha necessidade em termos de flexibilidade e integração com documentos e outros recursos externos.

Finalmente, no período de planejamento de atividades durante as férias dos alunos no meio do ano, consegui dedicar um tempo para modelar uma página ao meu gosto e disponibilizá-la à comunidade da Tecnológica e para a sociedade em geral. Espero que com este novo recurso mais pessoas possam aproveitar os materiais que produzo.

Vamos dar uma geral nas novidades?

Meus perfis sociais e destaques sempre à mão

Na página principal do meu novo site o visitante já encontra, em linhas gerais, informações sobre mim, o que já produzi, a minha formação acadêmica, os principais projetos em andamento e Snippets com destaques do blog.

Conheça a Página inicial do site.

Um espaço mais dinâmico para o Ensino

Gosto de disponibilizar, publicamente, o material produzido para as minhas disciplinas. Todo novo semestre eu dedico um esforço a mais para atualizar, melhorar e gerar novos materiais para apoiar os meus alunos no processo de aprendizagem. Alguns estudos de caso gerados para as minhas disciplinas até já viraram posts do Cafezíneos.

Com este novo espaço para as disciplinas consigo não apenas disponibilizar slides e exercícios, mas também estudos de caso, materiais otimizados para a Web e outros recursos para apoio ao ensino que, antes, ficavam um pouco limitados. A garotada de hoje em dia tem suas vidas baseadas em dispositivos móveis, então o esforço de garantir que esse dinamismo chegue da melhor maneira possível a essas plataformas também motivou a mudança.

Conheça o espaço Disciplinas.

Os projetos e parcerias de Pesquisa

Na página de pesquisa, faço menção aos meus interesses atuais de pesquisa e disponibilizo uma relação de ideias de Trabalhos de Conclusão de Curso que eu gostaria de orientar. Para os alunos, essa ofertas aberta de ideias auxilia bastante no difícil processo de escolher um tema de TCC. Já para mim, direcionar o aluno para um objetivo compatível com o meu trabalho de pesquisa em geral fortalece projetos maiores.

Conheça a página de Pesquisa.

Extensão para a comunidade

A correria da vida acadêmica é grande e, muitas vezes, os projetos de extensão são deixados um pouco de lado, mas é justamente este pilar que nos conecta enquanto universidade à sociedade. O processo de doação do conhecimento estudado e gerado dentro da universidade, convertendo-o em serviços e informações para a sociedade como retorno do investimento feito por ela em educação, é obtido com projetos de extensão.

Uma das fundamentais ideias deste blog, Cafezíneos, em sua criação, foi a de poder estabelecer um espaço de oferta de conteúdo útil relacionado, mas não limitado, a tecnologia.

Acesse a página de Extensão do meu novo site.

Novidades para o futuro

Em breve, será possível acessar uma versão enxuta do site em inglês, contemplando principalmente a parte de pesquisa, aumentando a visibilidade do trabalho. Além disso, um logotipo e um endereço registrado também estão a caminho.

UPDATE:

Todos os links foram atualizados para o novo endereço, com domínio próprio. Além disso, o blog Cafezíneos foi movido para dentro do novo domínio: www.danielpigatto.com

Siga as redes sociais para ficar sempre por dentro:

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Onde devo publicar o meu artigo? Saiba como escolher um periódico a partir do fator de impacto

Para quem trabalha com pesquisa acadêmica ou em empresas que têm cuidados e incentivos à inovação com pesquisa, a escolha por periódicos ou revistas de qualidade para publicação de suas descobertas e resultados é fundamental. Porém, essa escolha nem sempre é trivial e deve ser feita de maneira a maximizar o potencial de impacto de uma publicação . No Brasil, a CAPES mantém uma lista chamada Qualis Periódicos , atualizada a cada três anos, onde as revistas são classificadas de acordo com alguns critérios, indicando o seu impacto a partir do maior índice até o menor. Entretanto, essa classificação só tem importância no Brasil e é altamente afetada pelo Fator de Impacto que uma revista possui, índice numérico de importância internacional. Quanto maior o Fator de Impacto de um periódico, maior é sua reputação. Trata-se de um cálculo que considera, em geral, a divisão do número total de citações pelo número total de artigos publicados em uma determinada faixa de tempo. Co...

Ferramentas e plataformas de ensino virtual para educadores e estudantes | Dicas #COVID19

Seguindo a série de posts com dicas para quem está de quarentena devido ao novo coronavírus, a dica de hoje, na verdade, é um apanhado de sugestões de ferramentas e plataforma para você explorar no seu home office. As sugestões são voltadas a profissionais da área de ensino e a estudantes que buscam formas de substituir os encontros presenciais por reuniões virtuais. Ferramentas da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) oferece uma série de ferramentas importantes para uso em instituições de ensino conveniadas. Todas as universidade federais estão inclusas neste convênio e podem utilizar as ferramentas de maneira gratuita. Conheça os principais serviços: Conferência Web RNP File Sender RNP Video RNP Videoaula RNP Vários serviços RNP para colaboração à distância Portal de Periódicos da CAPES Para acessar artigos científicos, utilize as suas credenciais de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Ensinei o passo a passo em um post exclusivo sobre o...

Você sabe o que é Computação em Névoa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a "nuvem". Segundo a Wikipédia, a computação em nuvem  é "a disponibilidade, sob demanda, de recursos computacionais, especialmente armazenamento e processamento de dados, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador." Este é um termo bastante conhecido e que já faz parte do nosso dia a dia, provendo serviços e aplicações de vasto uso, como, por exemplo, o Google Drive, o Trello ou dando suporte a aplicativos de celular como Uber e iFood. Agora, pergunto: você já ouviu falar em computação em névoa ? É isso mesmo que você leu: névoa (ou neblina) . Trata-se de um novo paradigma na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, inventado em 2012, que tem ganhado espaço para o suporte a aplicações muito importantes, como a Internet das Coisas. Venha saber um pouco mais sobre a tal Computação em Névoa assistindo ao Estudo de Caso que liberei como material integrante do Curso Aberto de Redes: Ei! Você, educador ou educado...