Universitários de cursos de graduação ou pós-graduação precisam, eventual ou frequentemente, escrever relatórios, artigos científicos, trabalhos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Para cada um deles é possível que existam algumas normas de padronização da apresentação desses trabalhos, sejam elas definidas pelo professor da disciplina, pela instituição, pela ABNT ou por editoras de revistas e conferências mundo afora. Essas padronizações não são o objeto principal deste post, mas sim a parte de referências, fundamental em qualquer um desses tipos de trabalhos. Como tornar a vida de um acadêmico mais fácil quando se trata de referências?
Se você estuda em uma Instituição de Ensino Superior brasileira, provavelmente precisa seguir as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Muitas vezes quando estamos com pressa e o tempo para escrita de um desses trabalhos está apertado, o tratamento de referências pode dificultar ainda mais as coisas.
Felizmente, já existem há alguns anos algumas ferramentas de gerenciamento de referências no mercado, sendo as principais gratuitas, com excelentes recursos. Os dois principais exemplos são Mendeley e Zotero. Particularmente, prefiro o Mendeley para os meus trabalhos, mas certamente você encontrará quase que os mesmos recursos em ambas as ferramentas.
O Mendeley tem exatos 10 anos. Foi criado em agosto de 2008 e comprado pela Elsevier em 2012, integrando-se aos sistemas da editora. Especulações dessa época indicam que a venda custou 65 milhões de dólares.
Entre os principais recursos do gerenciador de referências estão:
- Possibilidade de inserir referências por importação de PDF, inserção manual, recuperação de informações de DOI (Digital Object Identifier) ou, ainda, com um Web Importer disponibilizado para navegadores;
- Leitura e anotação em PDFs com suporte a múltiplas cores e inserção de notas escritas;
- Organização de documentos em pastas e subpastas;
- Identificação de refereências duplicadas;
- Exportação de arquivos BIB (para serem usados para referenciação em outros sistemas como editores LaTeX);
- Integração com Microsoft Word, LibreOffice Writer e Overleaf LaTeX Editor;
- Criação de grupos para compartilhamento de referências entre vários usuários;
- Espaço em nuvem para sincronização de referências;
- Versões para Windows, Linux, Mac OS, Android, iOS e Web;
- Entre outras.
Além de todos esses recursos, o Mendeley ainda oferece uma plataforma social com um perfil de pesquisador para quem quiser interagir com outras pessoas. Nessa plataforma ele faz sugestões de artigos que podem ser de interesse do usuário e permite seguir outras pessoas.
Para testar o gerenciador, é necessário criar uma conta no site www.mendeley.com e baixar a ferramenta que é completamente gratuita. Sugiro o uso da versão para computador, disponível em www.mendeley.com/download-desktop.
Qualquer dúvida sobre o uso do Mendeley, use o espaço dos comentários logo abaixo.
Mais uma ótima dica!!! Obrigada, Daniel! Parabéns pelo seu trabalho..
ResponderExcluirObrigado pelo apoio, minha amiga! :) Essa dica vale pra todo mundo que trabalha com pesquisa.
Excluir