Pular para o conteúdo principal

Trago boas notícias

É comum ouvir por aí que as pessoas estão cada vez mais tristes. Talvez as exigências da sociedade, as nossas auto-cobranças, a disseminação de informações negativas em redes sociais e tantas outras razões sejam os motivos desse aumento da sensação de tristeza. Sem me aprofundar em detalhes psicológicos que nos levam a essa sensação ruim (até porque não tenho formação para tal), gostaria de compartilhar uma atitude que tomei "sem querer" e que está me deixando mais leve, gerando um pouco de esperança.

Tenho uma boa notícia!

Certo dia decidi buscar por um aplicativo de boas notícias. Queria simplesmente ter um espaço "seguro", onde eu pudesse eventualmente entrar e consumir conteúdo positivo. Encontrei o Good News Network, um jornal de notícias estadunidense criado em 1997 que fica de olho em notícias positivas na mídia tradicional e as (re)publica em seu site. Além do site, eles mantém redes sociais e aplicativo para smartphone. As notícias publicadas são todas em inglês, porém, não é necessário possuir nível avançado para entender o conteúdo e, principalmente, para absorver a mensagem das notícias, já que a linguagem é bastante acessível.

Animado com a descoberta, fui adiante na minha busca e encontrei o Positive News UK, um site britânico com o mesmo propósito criado em 1993; e também o YES! Magazine, americano, criado em 1996. Comecei a refletir sobre as datas de criação desses jornais e, constatei que obter informações positivas por meios tradicionais (mídia consolidada) e até mesmo meios modernos (redes sociais) nunca foi fácil, afinal, tragédias e desastres geralmente viram notícia de destaque e chamam mais a nossa atenção. Que bom que podemos contar com essas redes de boas notícias.

Temos iniciativas brasileiras igualmente boas

Por fim, decidi procurar por fontes de boas notícias em português. Para minha surpresa, encontrei (facilmente) dois sites especializados no assunto (o Só Notícia Boa e o Jornal de Boas Notícias), além de seções exclusivas para boas notícias em grandes sites de jornalismo brasileiros (o G1 Olha Que Legal, o MSN Boas Notícias, o R7 Notícia Boa e o UOL Boas Notícias).

Siga a lista de boas notícias do Cafezíneos no Twitter

Decidi ir adiante com a ideia de compartilhar boas notícias e montei uma lista exclusiva no Twitter do blog. O objetivo aqui não é se fechar para as notícias do mundo, mas apenas criar um "espaço seguro" de informações positivas para aqueles momentos em que nos sentimos consumidos ou desesperançosos.


Conhece alguma fonte de boas notícias para incluir na nossa lista? Deixei nos comentários. :)

UPDATE: Temos também o site Razões para Acreditar, sugestão enviada pelo Guilmour e pela Fernanda.

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Como o Google Local Guides já está mudando a sua vida e como você pode contribuir para melhorar ainda mais

Fui um dos usuários ativos do pioneiro Foursquare e sempre adorei a ideia de avaliar lugares, deixar dicas dos prós e contras, poder ver as avaliações de outras pessoas e aproveitar esses nossos poderes sociais de hoje em dia. Porém, vi o serviço morrer aos poucos, principalmente com a chegada do Facebook e com a estranha decisão de dividir o Foursquare em dois aplicativos em uma época em que os celulares mal tinham espaço para os aplicativos originais de fábrica. Há muitos anos sem notória atividade, o Foursquare foi sendo substituído por alguns concorrentes. Provavelmente o Facebook é hoje a maior ferramenta para avaliações de lugares (porque o Facebook dominou quase tudo), mas ainda não o considero a melhor e acho que nunca vou considerar. Temos também o famoso TripAdvisor , que tem o meu respeito, mas que precisa tomar mais cuidado com a forma como aceita reviews de seus usuários . Aliás, todas essas ferramentas precisam pensar em maneiras de evitar fraudes nas avaliações ...

Alimentação saudável: receita de granola com mix de castanhas

É dispensável fazer uma introdução a este post falando sobre a importância de se alimentar bem, praticar exercícios regularmente, substituir antigos hábitos por opções mais saudáveis e por aí vai. Também não preciso discorrer sobre a dificuldade de trocar o iFood e sua praticidade por comidas preparadas em casa, com mais cuidado, com ingredientes de melhor procedência e com mais sabor. Porém, chega uma certa idade que é impossível manter hábitos pouco saudáveis. O corpo reclama, os problemas se manifestam e a produtividade vai caindo, então a única saída é mudar . Pela primeira vez vou usar este blog para passar uma receita que me chamou bastante atenção e a qual decidi incorporar ao meu dia a dia. Trata-se de uma granola com várias castanhas que o João decidiu testar, aprimorar e compartilhar comigo. Provei, aprovei e agora vou fazer a Ana Maria Braga quero compartilhar com todo mundo. 😆 Passo a passo e ingredientes Você vai precisar de itens muito simples e fáceis de encon...