Pular para o conteúdo principal

Há 10 anos eu fazia o meu TCC de finalização da graduação. O que mudou?

Você já tentou imaginar o que estará fazendo daqui a 10 anos? Essa é uma pergunta muito difícil de responder e mais difícil ainda de acertar. Bem, pelo menos essa é a minha percepção pessoal.

10 anos, por exemplo, eu estava trabalhando no pré-projeto do meu Trabalho de Conclusão de Curso da graduação. Era o meu 5º ano no curso de Ciência da Computação e tudo se encaminhava para a formatura, mas eu sequer tinha ideia de que a área escolhida para o meu TCC despertaria uma vontade (grande) de fazer Mestrado posteriormente. Hoje eu sei a dimensão de mudança que esses detalhes representam na minha vida (existe um Daniel antes e outro depois do Mestrado; e eu nem estou citando o Doutorado, que foi, certamente, muito importante, mas a "divisão de águas" do Mestrado é insuperável).

Meu projeto de TCC foi em Computação em Nuvem, um tópico bastante relevante na época e que hoje é mandatório em qualquer curso que envolva tecnologias de Internet. Aliás, eu o disponibilizei na Internet em 2010 e ele é um sucesso de acessos. Gosto muito de lembrar desse projeto.

Entretanto, toda essa contextualização (e divagação) serve para dizer que, hoje, 10 anos depois, me vejo orientando um grande número de alunos que desenvolvem seus TCCs. Mais precisamente, neste semestre de 2019/1, fiquei responsável pela orientação e coorientação de 15 trabalhos (alguns em fase final e outros iniciando, obviamente), sendo que 2 já foram defendidos e 3 estão prestes a ir para a defesa. 

Apesar de um pouco assustador, esse grande número é fruto de duas ações bem conscientes:
  1. No segundo semestre do ano passado tomei a decisão de divulgar melhor a minha intenção de orientar alunos de graduação e a atitude deu bastante certo;
  2. Este ano firmei algumas parcerias importantes para orientação de trabalhos de mestrado e, como efeito colateral, surgiram mais ideias de TCC.

Aquele Daniel ansioso e perfeccionista que desenvolvia um TCC em 2009 JAMAIS conseguiria imaginar o Daniel que hoje orienta esses trabalhos e se anima com cada nova possibilidade de pesquisa que surge. Aliás, os alunos são brilhantes tanto nas escolhas, quanto no desenvolvimento de seus TCCs e a troca de experiências é uma mão de duas vias. Recomendo a experiência.

Feliz TCC-versário pra mim! (:

Que venham mais projetos.

Comentários

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Onde devo publicar o meu artigo? Saiba como escolher um periódico a partir do fator de impacto

Para quem trabalha com pesquisa acadêmica ou em empresas que têm cuidados e incentivos à inovação com pesquisa, a escolha por periódicos ou revistas de qualidade para publicação de suas descobertas e resultados é fundamental. Porém, essa escolha nem sempre é trivial e deve ser feita de maneira a maximizar o potencial de impacto de uma publicação . No Brasil, a CAPES mantém uma lista chamada Qualis Periódicos , atualizada a cada três anos, onde as revistas são classificadas de acordo com alguns critérios, indicando o seu impacto a partir do maior índice até o menor. Entretanto, essa classificação só tem importância no Brasil e é altamente afetada pelo Fator de Impacto que uma revista possui, índice numérico de importância internacional. Quanto maior o Fator de Impacto de um periódico, maior é sua reputação. Trata-se de um cálculo que considera, em geral, a divisão do número total de citações pelo número total de artigos publicados em uma determinada faixa de tempo. Co...

Ferramentas e plataformas de ensino virtual para educadores e estudantes | Dicas #COVID19

Seguindo a série de posts com dicas para quem está de quarentena devido ao novo coronavírus, a dica de hoje, na verdade, é um apanhado de sugestões de ferramentas e plataforma para você explorar no seu home office. As sugestões são voltadas a profissionais da área de ensino e a estudantes que buscam formas de substituir os encontros presenciais por reuniões virtuais. Ferramentas da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) oferece uma série de ferramentas importantes para uso em instituições de ensino conveniadas. Todas as universidade federais estão inclusas neste convênio e podem utilizar as ferramentas de maneira gratuita. Conheça os principais serviços: Conferência Web RNP File Sender RNP Video RNP Videoaula RNP Vários serviços RNP para colaboração à distância Portal de Periódicos da CAPES Para acessar artigos científicos, utilize as suas credenciais de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Ensinei o passo a passo em um post exclusivo sobre o...

Você sabe o que é Computação em Névoa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a "nuvem". Segundo a Wikipédia, a computação em nuvem  é "a disponibilidade, sob demanda, de recursos computacionais, especialmente armazenamento e processamento de dados, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador." Este é um termo bastante conhecido e que já faz parte do nosso dia a dia, provendo serviços e aplicações de vasto uso, como, por exemplo, o Google Drive, o Trello ou dando suporte a aplicativos de celular como Uber e iFood. Agora, pergunto: você já ouviu falar em computação em névoa ? É isso mesmo que você leu: névoa (ou neblina) . Trata-se de um novo paradigma na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, inventado em 2012, que tem ganhado espaço para o suporte a aplicações muito importantes, como a Internet das Coisas. Venha saber um pouco mais sobre a tal Computação em Névoa assistindo ao Estudo de Caso que liberei como material integrante do Curso Aberto de Redes: Ei! Você, educador ou educado...