Pular para o conteúdo principal

Alimentação saudável: receita de granola com mix de castanhas

É dispensável fazer uma introdução a este post falando sobre a importância de se alimentar bem, praticar exercícios regularmente, substituir antigos hábitos por opções mais saudáveis e por aí vai. Também não preciso discorrer sobre a dificuldade de trocar o iFood e sua praticidade por comidas preparadas em casa, com mais cuidado, com ingredientes de melhor procedência e com mais sabor. Porém, chega uma certa idade que é impossível manter hábitos pouco saudáveis. O corpo reclama, os problemas se manifestam e a produtividade vai caindo, então a única saída é mudar.

Pela primeira vez vou usar este blog para passar uma receita que me chamou bastante atenção e a qual decidi incorporar ao meu dia a dia. Trata-se de uma granola com várias castanhas que o João decidiu testar, aprimorar e compartilhar comigo. Provei, aprovei e agora vou fazer a Ana Maria Braga quero compartilhar com todo mundo. 😆

Passo a passo e ingredientes

Você vai precisar de itens muito simples e fáceis de encontrar em empórios, casas de produtos naturais e, até mesmo, em supermercados.

Vamos começar misturando os seguintes ingredientes em uma forma de alumínio grande:
  • 250 g de aveia em flocos grandes
  • 180 g de castanha de caju (banda)
  • 125 g de amêndoas laminadas
  • 115 g de castanha-do-Pará
  • 100 g de semente de girassol sem casca
  • 100 g de gergelim branco



Em seguida, acrescenta-se:
  • 2 colheres (sopa) de canela
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
É importante ir mexendo ao acrescentar cada um os ingredientes acima para garantir o melhor espalhamento possível. 



O resultado é o seguinte:



Agora é só levar ao forno pré-aquecido a 230º C por 30 a 40 minutos. É importante mexer com uma espátula a cada 15 minutos para garantir que todas as castanhas assem igualmente.

Ao retirar do forno, acrescenta-se um último ingrediente:
  • 100 g de cranberries secas


O resultado final é o seguinte:


Onde usar?

Essa é uma receita flexível que pode ser consumida com leite, açaí, banana (ou outras frutas + mel) e onde mais a sua criatividade permitir.

Versão vegana

Com uma simples adaptação é possível tornar esta receita vegana: substituindo o mel. Existem opções de "mel" vegano, mas você pode usar qualquer ingrediente que ajude a adocicar a granola. Alternativamente, se você não se importa com uma mistura menos doce, é possível simplesmente não usar nenhuma fonte de açúcar.

Curtiu a receita? Dá um like lá no Instagram e comenta o que achou.

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Como o Google Local Guides já está mudando a sua vida e como você pode contribuir para melhorar ainda mais

Fui um dos usuários ativos do pioneiro Foursquare e sempre adorei a ideia de avaliar lugares, deixar dicas dos prós e contras, poder ver as avaliações de outras pessoas e aproveitar esses nossos poderes sociais de hoje em dia. Porém, vi o serviço morrer aos poucos, principalmente com a chegada do Facebook e com a estranha decisão de dividir o Foursquare em dois aplicativos em uma época em que os celulares mal tinham espaço para os aplicativos originais de fábrica. Há muitos anos sem notória atividade, o Foursquare foi sendo substituído por alguns concorrentes. Provavelmente o Facebook é hoje a maior ferramenta para avaliações de lugares (porque o Facebook dominou quase tudo), mas ainda não o considero a melhor e acho que nunca vou considerar. Temos também o famoso TripAdvisor , que tem o meu respeito, mas que precisa tomar mais cuidado com a forma como aceita reviews de seus usuários . Aliás, todas essas ferramentas precisam pensar em maneiras de evitar fraudes nas avaliações ...

Trago boas notícias

É comum ouvir por aí que as pessoas estão cada vez mais tristes . Talvez as exigências da sociedade, as nossas auto-cobranças, a disseminação de informações negativas em redes sociais e tantas outras razões sejam os motivos desse aumento da sensação de tristeza . Sem me aprofundar em detalhes psicológicos que nos levam a essa sensação ruim (até porque não tenho formação para tal), gostaria de compartilhar uma atitude que tomei "sem querer" e que está me deixando mais leve, gerando um pouco de esperança . Tenho uma boa notícia! Certo dia decidi buscar por um aplicativo de boas notícias . Queria simplesmente ter um espaço "seguro", onde eu pudesse eventualmente entrar e consumir conteúdo positivo. Encontrei o  Good News Network , um jornal de notícias estadunidense criado em 1997 que fica de olho em notícias positivas na mídia tradicional e as (re)publica em seu site. Além do site, eles mantém redes sociais e aplicativo para smartphone . As notícias publicadas ...