É dispensável fazer uma introdução a este post falando sobre a importância de se alimentar bem, praticar exercícios regularmente, substituir antigos hábitos por opções mais saudáveis e por aí vai. Também não preciso discorrer sobre a dificuldade de trocar o iFood e sua praticidade por comidas preparadas em casa, com mais cuidado, com ingredientes de melhor procedência e com mais sabor. Porém, chega uma certa idade que é impossível manter hábitos pouco saudáveis. O corpo reclama, os problemas se manifestam e a produtividade vai caindo, então a única saída é mudar.
Pela primeira vez vou usar este blog para passar uma receita que me chamou bastante atenção e a qual decidi incorporar ao meu dia a dia. Trata-se de uma granola com várias castanhas que o João decidiu testar, aprimorar e compartilhar comigo. Provei, aprovei e agora vou fazer a Ana Maria Braga quero compartilhar com todo mundo. 😆
Passo a passo e ingredientes
Você vai precisar de itens muito simples e fáceis de encontrar em empórios, casas de produtos naturais e, até mesmo, em supermercados.
Vamos começar misturando os seguintes ingredientes em uma forma de alumínio grande:
- 250 g de aveia em flocos grandes
- 180 g de castanha de caju (banda)
- 125 g de amêndoas laminadas
- 115 g de castanha-do-Pará
- 100 g de semente de girassol sem casca
- 100 g de gergelim branco
Em seguida, acrescenta-se:
- 2 colheres (sopa) de canela
- 4 colheres (sopa) de mel
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
É importante ir mexendo ao acrescentar cada um os ingredientes acima para garantir o melhor espalhamento possível.
O resultado é o seguinte:
Agora é só levar ao forno pré-aquecido a 230º C por 30 a 40 minutos. É importante mexer com uma espátula a cada 15 minutos para garantir que todas as castanhas assem igualmente.
Ao retirar do forno, acrescenta-se um último ingrediente:
- 100 g de cranberries secas
O resultado final é o seguinte:
Onde usar?
Essa é uma receita flexível que pode ser consumida com leite, açaí, banana (ou outras frutas + mel) e onde mais a sua criatividade permitir.
Versão vegana
Com uma simples adaptação é possível tornar esta receita vegana: substituindo o mel. Existem opções de "mel" vegano, mas você pode usar qualquer ingrediente que ajude a adocicar a granola. Alternativamente, se você não se importa com uma mistura menos doce, é possível simplesmente não usar nenhuma fonte de açúcar.
Curtiu a receita? Dá um like lá no Instagram e comenta o que achou.
Comentários
Postar um comentário