Pular para o conteúdo principal

Faça um tour gratuito na sua próxima viagem e me agradeça quando puder - #DicadeViagem

Como quase todo mundo, eu adoro viajar. Fazer turismo é uma das atividades que mais me dão prazer: quanto mais cansativa, mais prazerosa! Por isso que, dentre as dicas de viagem que eu pretendo publicar aqui no blog, uma delas envolve muita caminhada.

Em 2015 fiz uma viagem para a Escócia com a minha amiga Kamila. Visitamos Glasgow e Edumburgo ("Edimbrá" para os íntimos, rs) em  pleno inverno e, mesmo assim (ou talvez justamente por isso), tivemos uma das viagens mais legais das nossas vidas. E foi em Edimburgo que descobrimos que existia um tour a pé gratuito, o qual decidimos experimentar já que o nosso tempo na cidade seria bem curto.

O Free Walking Tour passou pelos principais pontos turísticos da capital escocesa, mas com o diferencial de que a guia turística estava nos fornecendo uma enxurrada de informações em tempo real que mudaram completamente a experiência. A analogia que fiz naquele momento foi de que eu estava assistindo a uma aula de história pisando exatamente no lugar onde essa história havia acontecido. E pensar desse jeito me arrepia até hoje!

Desde então, em todos os lugares que visitei, sempre busquei fazer um tour a pé no primeiro dia, assim conseguindo explorar o básico do lugar e, depois, podendo voltar com mais calma para os mais gostei. Com essa dica, não é necessário gastar para fazer um tour básico nas principais cidades do mundo. Claro, você pode dar uma gorjeta em retribuição ao trabalho desses profissionais e o valor pode ser o quanto couber no seu bolso (afinal, 5 euros não vão fazer muita diferença no seu orçamento, certo?).

Os melhores e mais frequentes tours que vi nas minhas viagens eram organizados pela SANDEMANs NEW Europe Tours (eles também organizam tours em outros continentes). E além deles, existem outras empresas que seguem a mesma ideia (veja ao lado o nosso grupo de tour de Edimburgo).

Você pode estar se perguntando: como esses profissionais sobrevivem? É simples: eles oferecem um tour gratuito e vários tours pagos com temas diversificados. Naturalmente, durante o tour eles aproveitam para divulgar os demais roteiros oferecidos pela empresa e, eventualmente, você pode se ver interessado por um deles, como foi o meu caso com a Kamila: decidimos fazer o tour noturno pelos cemitérios e lugares "mal assombrados" da Escócia. E não há uma gota de arrependimento!

Potanto, essa é a dica para a sua próxima viagem: procure um Free Walking Tour para o seu primeiro dia na cidade. Você vai aprender um pouco sobre os principais pontos e, depois, poderá planejar o restante dos seus dias para aproveitar ao máximo o que o turismo local tem a oferecer.

Boa viagem!

Comentários

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Onde devo publicar o meu artigo? Saiba como escolher um periódico a partir do fator de impacto

Para quem trabalha com pesquisa acadêmica ou em empresas que têm cuidados e incentivos à inovação com pesquisa, a escolha por periódicos ou revistas de qualidade para publicação de suas descobertas e resultados é fundamental. Porém, essa escolha nem sempre é trivial e deve ser feita de maneira a maximizar o potencial de impacto de uma publicação . No Brasil, a CAPES mantém uma lista chamada Qualis Periódicos , atualizada a cada três anos, onde as revistas são classificadas de acordo com alguns critérios, indicando o seu impacto a partir do maior índice até o menor. Entretanto, essa classificação só tem importância no Brasil e é altamente afetada pelo Fator de Impacto que uma revista possui, índice numérico de importância internacional. Quanto maior o Fator de Impacto de um periódico, maior é sua reputação. Trata-se de um cálculo que considera, em geral, a divisão do número total de citações pelo número total de artigos publicados em uma determinada faixa de tempo. Co...

Como adicionar a sua assinatura digitalizada a documentos PDF sem imprimí-los | Dicas #COVID19

Em tempos de home office, alguns documentos que tradicionalmente precisam de assinatura à mão precisam ser revistos. Eu sou um apoiador de alternativas mais sustentáveis, mas, em alguns casos, a única saída é imprimir o documento, assinar, escanear e enviar por e-mail.  IMPORTANTE!  Antes de mais nada, este post não ensina como fazer assinaturas digitais ou eletrônicas em documentos PDF. Os passos aqui apresentados apenas ensinam a inserir uma assinatura digitalizada (escaneada) em um documento, a qual não tem valor jurídico. Para saber mais sobre as diferenças entre esses tipos de assinatura, acesse este link . Os leitores de PDF mais modernos permitem que você faça o preenchimento e assine documentos sem a necessidade de imprimí-los. O procedimento abaixo foi feito no Adobe Reader (versão gratuita), mas certamente você encontra a função de assinatura em outros softwares. Abra o documento que você precisar preencher e/ou assinar; Na barra lateral direita, clique...

Ferramentas e plataformas de ensino virtual para educadores e estudantes | Dicas #COVID19

Seguindo a série de posts com dicas para quem está de quarentena devido ao novo coronavírus, a dica de hoje, na verdade, é um apanhado de sugestões de ferramentas e plataforma para você explorar no seu home office. As sugestões são voltadas a profissionais da área de ensino e a estudantes que buscam formas de substituir os encontros presenciais por reuniões virtuais. Ferramentas da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) oferece uma série de ferramentas importantes para uso em instituições de ensino conveniadas. Todas as universidade federais estão inclusas neste convênio e podem utilizar as ferramentas de maneira gratuita. Conheça os principais serviços: Conferência Web RNP File Sender RNP Video RNP Videoaula RNP Vários serviços RNP para colaboração à distância Portal de Periódicos da CAPES Para acessar artigos científicos, utilize as suas credenciais de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Ensinei o passo a passo em um post exclusivo sobre o...